Aprenda a Realizar Manutenção na Sua Máquina de Costura

A costura é um dos negócios mais antigos, além de ferramentas e implementos para sua implementação. Ter uma máquina de costura em perfeitas condições é essencial para o seu trabalho profissional e pessoal. Seja você um profissional ou um amador, você precisa saber como realizar a manutenção em sua máquina de costura.

Uma máquina de costura é composta de peças móveis e, em muitos casos, suscetíveis ao desgaste. Portanto, é necessário atender com prioridade a manutenção de todas as suas partes, isso você pode aprender após fazer um curso de costura online que além de te ensinar a costurar, ainda te ensina a dar manutenção nas máquinas de costura.

Fique conosco até o final da leitura para que você possa ver como alcançá-lo.

Importância da manutenção da máquina de costura

Planejar a manutenção oportuna da sua máquina de costura é vital se você for consistente na preparação. Além disso, se você tiver uma máquina de costura profissional, trabalhe continuamente por várias horas por dia.

Vamos ver por que é importante manter sua máquina de costura em ótimas condições.

  • Economia : Se você não realizar uma manutenção adequada e oportuna da sua máquina de costura, reduzirá sua vida útil. Isso fará com que você precise substituí-lo por um novo, o que afetará seu orçamento.
  • Desempenho : se você tem uma alta demanda de pedidos de roupas e criações, não deseja que sua máquina se quebre. Uma falha inesperada atrasará o cumprimento de seus compromissos, afetando sua produtividade e desempenho. Isso pode ser evitado com manutenção adequada.
  • Eficácia : se você negligenciar um equipamento de costura, acabará comprometendo sua eficácia. Seus pontos, bordas e funções diferentes podem ser diminuídos.
  • Disponibilidade : ao realizar uma manutenção programada do seu equipamento de costura, você garantirá a disponibilidade deles. Isso permitirá estabelecer um cronograma de trabalho preciso e a entrega de seus pedidos.

Etapas para manter sua máquina de costura

A manutenção da máquina de costura é uma tarefa simples, mas requer precisão. Vamos ver quais são as etapas a seguir para realizar uma manutenção adequada e eficaz:

Remoção de poeira

A poeira é uma das maiores causas de atolamentos e avarias em máquinas de costura de qualquer modelo. É por isso que a primeira coisa que devemos remover mais é a poeira.

Para isso, devemos ter uma escova e uma escova de cerdas macias.

Em muitos casos, o pó se acumula e se mistura com resíduos de óleo e forma camadas de fiapos difíceis de remover. É por isso que precisamos ter paciência, perseverança e tempo disponível para eliminar toda essa sujeira.

Algumas partes importantes de onde devemos remover a poeira são:

  • O suporte da agulha.
  • Porta-bobina
  • O canillero
  • Calcador
  • O interior do suporte

Além disso, todas as partes que podemos acessar e onde notamos poeira devem ser bem limpas.

A parte interna

Não apenas as peças externas requerem manutenção profunda. Além disso, o interior da máquina de costura requer tratamento especial para garantir sua operação.

Para fazer isso , devemos desmontar o calcador e a lançadeira, para alcançar cantos inacessíveis.

Se a sua máquina usa uma bobina de metal, é necessário desmontá-la e remover a poeira. Você também deve remover a bobina e verificar se não há poeira ou outros resíduos nocivos.

Oleada

Depois de garantir que não haja poeira nas partes mais importantes da máquina , você procederá à lubrificação. A lubrificação da sua máquina de costura permitirá que as partes móveis mais importantes executem seus movimentos sem problemas.

Você deve saber que não pode aplicar óleo em todas as peças em que puder pensar. De fato, a peça principal a ser oleada é o suporte do anel.

Você também pode colocar óleo na lançadeira e nas barras da agulha. Isso será suficiente para garantir uma boa mecânica de movimento das peças móveis.

Não é necessário colocar uma grande quantidade de óleo nas partes descritas acima . Com uma gota em cada peça será mais do que suficiente.

Montar e testar

Quando terminar de limpar e lubrificar a máquina de costura, é aconselhável experimentá-la imediatamente. Isso garante que todas as peças foram colocadas no lugar e corretamente.

Também serve para sentir a diferença no desempenho e que você pode comparar como funcionou sem a manutenção adequada e como funciona após a manutenção .

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *